Sintomas Cancer de mama – Saiba tudo sobre a doença e previna-se!

Sintomas cancer de mama – Saiba tudo sobre a doença e previna-se!

No mês de outubro comemorou-se o Outubro Rosa que é uma campanha para lembrar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama. O câncer de mama é um dos cânceres que mais mata as mulheres no Brasil. Só no ano de 2008, 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama no país já que é uma doença silenciosa e os sintomas cancer de mama são quase imperceptíveis. E todos os anos são diagnosticados cerca de 50 000 mil novos casos.

Dados preocupantes, mas a grande maioria poderia ser prevenida se as mulheres fizessem os autoexames anualmente. E na maioria das vezes, o câncer é diagnosticado tardiamente. Já no mundo, é o segundo tipo de câncer mais diagnosticado.

sintomas-cancer-de-mama

Câncer de mama – Previne-se!

Sintomas cancer de mama – O que é o Câncer de mama? Tipos?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama devido a alterações genéticas em algum conjunto de células que acabam de dividindo descontroladamente. Posteriormente, há um crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

Há diversos tipos de câncer, que tem características e graus diferentes. Mas para isso, deve ser feito o diagnóstico pra ver se é localizada, avançada ou metastática, quando está espalhado para outros órgãos do corpo.

De acordo com o site Câncer de Mama, há os seguintes subtipos de câncer.

Os subtipos são:

● Carcinoma tubular (geralmente menos agressivo);

● Carcinoma medular (geralmente afeta mulheres mais jovens, pode estar associado a mutações predisponentes ao câncer);

● Carcinoma mucinoso (geralmente acomete mulheres após a menopausa, associado o melhor prognóstico);

● Carcinoma papilífero (frequentemente associado a CDIS, geralmente de bom prognóstico); carcinoma cribiforme (geralmente de bom prognóstico);

Os estágios podem ser os seguintes:

Estádio 0: quando a doença esta restrita ao local onde começou (carcinomas in situ);

Estádio 1: a doença invadiu a região local, mas possui no máximo 2cm de tamanho (carcinomas invasivos = tem chance de mandar células para outras partes do corpo);

Estádio 2: a doença invadiu a região local, mas possui entre 2 e 5cm de tamanho e ínguas pouco comprometidas na axila (carcinomas invasivos);

Estádio 3: a doença invadiu a região local, mas possui tamanho maior que 5cm ou ínguas muito comprometidas na axila (carcinomas invasivos);

Estádio 4: quando a doença invadiu outras partes do corpo como: ossos, pulmões, fígado, etc;

Sintomas cancer de mama – Dúvidas mais frequentes

Fatores que podem ajudar: Idade: Mais comuns entre mulheres de 40 a 69 anos. A menstruação precoce também é um fator que pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama devido a maior quantidade de hormônio estrógeno que é logo desenvolvido no início.

Outros fatores como colesterol alto, que é a gordura que serve de matéria prima para a fabricação do estrógeno, a obesidade, porque após a menopausa o tecido gorduroso passa a atuar como uma nova fábrica de hormônios.

Sintomas do câncer de mama: Não é necessária nenhuma dor. É importante observar se há um caroço ou nódulo ou até diferença na pele da mama.

Como é o tratamento? Assim que diagnosticado e confirmado a presença do tumor na mama será dado o início do tratamento. Eles podem ser clínicos e cirúrgicos dependendo de cada tipo.

Sintomas cancer de mama – Autoexame

sintomas-cancer-de-mama-autoexame

Foto Reprodução – Autoexame

Não existe mistério para fazer o autoexame. Ele pode ser feito pela própria mulher e em casa e não vai demorar mais que cinco minutos. Atenção, o autoexame pode ser feito uma vez por mês, 3 a 5 dias depois que a menstruação chegar. E deve ser feito principalmente por aquelas mulheres que já tem alguém da família com câncer de mama.

Deve se observar se existe um nódulo que se move ou não quando pressionado, ou notar que as mamas estão diferentes. Se notar algo do tipo, deve marcar uma consulta ao mastologista.

Além do autoexame deve ser realizada uma vez por ano, a mamografia, principalmente por mulheres da faixa etária a partir de 40 anos.

Sintomas cancer de mama – Como prevenir e outras dicas

Não há necessariamente algum modo que possa prevenir o câncer de mama, pois vários fatores podem contribuir ou não para o desenvolvimento.

É importante começar a fazer o autoexame a partir dos 20 anos para conhecer o corpo e detectar alguma diferença nas mamas. Importante cuidar também do peso, principalmente depois da menopausa.

E depois dos 40 anos, fazer anualmente a mamografia. Quando detectada no inicio as chances de cura são enormes. Quanto mais tarde descobrir, maior será a debilitação e o processo de cura que poderá se estender.

Vale ressaltar que o câncer de mama tem cura e pode chegar até 100% assim que descoberto. Por isso, a dica é fazer o autoexame, fazer consulta e qualquer dúvida marcar uma mamografia.

Boa sorte!

The following two tabs change content below.

Angélica Weise

Angélica Weise é jornalista e escritora. Mora em Santa Cruz do Sul (RS), onde mantém as suas práticas sustentáveis. Escreve para sites sobre moda, sustentabilidade e vida saudável, e faz trabalho freelancer para a Revista Vida Simples (Abril). Pretende seguir com a pesquisa, ingressando no mestrado. Gosta muito de andar de bicicleta e conhecer brechós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *