Os Prós e os Contras do Botox

Muito se fala sobre o Botox, mas poucas pessoas realmente sabem o que ele é, para que serve e, principalmente, se vale ou não a pena investir nesse tratamento estético.

Sabe-se que o Botox é uma forma de deixar o corpo e o rosto do jeito que se quer: é uma alternativa para cirurgias plásticas e normalmente acabam trazendo mais prejuízos do que benfeitorias. Certo? Nem tanto.

Vamos falar um pouco mais sobre ele.

O que é Botox?

O tratamento mágico para corrigir imperfeições faciais conhecido como “Botox” é marca. “Botox” é o produto biológico derivado da toxina do botulismo e da cultura da bactéria “Clostridium botulinum“. A marca e nome “Botox” foi patenteado pelo laboratório estadunidense Allergan.

Para que serve

A origem da utilização do produto foi destinada a fins médicos para tratamento e cura de patologias relacionadas aos músculos e outros distúrbios.

Segundo consta, foi durante a observação de pacientes tratados com a substância por sofrerem de blefaroespasmos (tique nervoso que faz com que a pessoa pisque compulsivamente e sem parar), que um oftalmologista notou o efeito estético do produto para amenizar linhas de expressão e rugas. A partir daí, a substância passou a ser utilizada para fins médicos e estéticos.

Botox como tratamento médico

Poucas pessoas sabem, mas apesar de ser muito conhecido pelo tratamento estético, o Botox é muito utilizado em tratamentos médicos.

Ele é muito eficaz para auxiliar na recuperação e reabilitação de pacientes com disfunções musculares, que sofreram derrames ou mesmo para eliminar a hipersudorese (suor excessivo e sem controle nas mãos).

O que faz no organismo?

Ele é capaz de impedir a liberação de acetilcolina, o neurotransmissor que é responsável pelo envio de impulsos elétricos que permitem a contração dos músc3020361085_f37fb25e92_zulos. Pode-se considerar, portanto, que ele relaxa totalmente o músculo.
Quando aplicado ao rosto, por exemplo, ele faz com que as linhas de expressão (as rugas e “pés de galinha”, por exemplo) fiquem mais suaves, pois não existe mais a contração do músculo que gerou aquela marca no rosto. Tem-se, assim, a impressão de que a pessoa é mais jovem e tem a pele mais lisinha.

Como é aplicado?

O Botox é aplicado através de injeção, diretamente sobre o músculo a ser trabalhado. Por não envolver cirurgias ou uso de anestesia, a sua aplicação não exige internação ou outros procedimentos mais complexos. É por esse motivo, também, que muitas pessoas o preferem do que comparado a uma cirurgia plástica mais complexa.

Prós e contras

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre esse produto e seu tratamento, é importante que você conheça alguns prós e contras para saber se é o tratamento estético mais adequado para você.

Os prós são:

  • É tratamento eficaz para sumir com rugas, pés de galinha e outras marcas faciais relacionadas ao envelhecimento.
  • A aplicação é rápida, dura poucas horas.
  • O resultado aparece rápido: no segundo ou terceiro dia já é possível notar a diferença absurda que o Botox faz no rosto.
  • Não dói muito para aplicar.

Por outro lado, temos os contras:

  • Os efeitos do Botox duram no máximo seis meses, havendo a necessidade da reaplicação.
  • Ele tira as expressões faciais do paciente, pois os músculos não conseguem mais se contrair. Pode ser difícil demonstrar se está feliz, triste, com raiva ou qualquer coisa. Algumas pessoas chamam esse efeito de “rosto de boneca”.
  • Pode ter efeitos colaterais relacionados à rejeição do produto (afinal, não é algo natural).
  • Não é um tratamento muito barato.
  • Deve ser cuidadosamente aplicado e na medida certa, do contrário “o feitiço vira contra o feiticeiro”.

Para saber se o tratamento é o ideal para você, procure um profissional habilitado, capacitado e com experiência comprovada. Certifique-se de realizar o procedimento em local adequado, aprovado pelos órgãos públicos de Saúde e Vigilância Sanitária. Siga à risca todas as orientações dadas a você pelo seu médico para evitar problemas de saúde. E, por fim, tenha bom senso e não exagere: ninguém quer perder todas as características naturais do próprio corpo. Saiba mudá-lo a seu favor (se essa for mesmo a sua vontade, é claro!)

The following two tabs change content below.
Domenica Mendes é redatora freelancer há mais de um ano e escreve para diversos sites e blogs. Possui formação em nível superior em História e em nível técnico em Segurança do Trabalho. Atua em diversos projetos e pretende trazer novidades e informações de qualidade às leitoras do Mais Dicas de Mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *