Propriedades e benefícios da chia: ela realmente emagrece e reduz gordura?

Nos últimos anos muitas pessoas adicionaram uma poderosa sementinha às suas refeições diárias para alcançar os objetivos referente a perda de peso e para desinchar. Passado algum tempo, foi notado que essas pessoas também tiveram outras melhorias realmente significativas em sua saúde e bem estar. Essa sementinha quase mágica é chamada “Chia”.

A chia é uma semente tipicamente da América Central, facilmente encontrada no México. Seu nome científico é Salvia hispanica L. e ela também é conhecida em algumas regiões como “sálvia hispânica” por ser do mesmo grupo de herbáceas da família lamiáceas – do linho e sálvia.

Durante séculos, os povos dessa região consumiram chia por motivos diversos. Atualmente ela está em alta, principalmente quando o assunto é emagrecer com saúde e é objeto de pesquisa e estudo de muitos profissionais da área, principalmente médicos e nutricionistas.

Se você conhece alguém que quer emagrecer e que é adepto ao consumo de sementes, já deve ter ouvido falar dessa sementinha.

E foi pensando nisso que nós, do Mais Dicas de Mulher, resolvemos fazer algumas pesquisas e preparamos esse artigo sobre as propriedades e benefícios da chia. O que queremos saber é: Afinal, ela emagrece e reduz gordura?

Propriedades da semente

Ela possui grande concentração de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, as chamadas gorduras boas do corpo, e também é rica em ômega 3, facilmente encontrada em outros alimentos como peixes, nozes, linhaça, etc.

Outro destaque é para a seu alto índice de fibras alimentares, ótimo para quem quer controlar a boca (já que passa a sensação de saciedade) e de quebra ainda dá uma boa regulada no intestino.

Quer mais? Ela também é rica em proteínas e possui algumas vitaminas essenciais para a manutenção de nossa saúde todos os dias.

Não é a toa que o pessoal muitas vezes escolhe ingerir chia ao lugar da linhaça junto às suas saladas ou mesmo com os principais alimentos do almoço ou jantar. Para fechar com chave de ouro, ela não altera o sabor dos alimentos: você come e fica saudável sem sofrer durante o processo.

Benefícios da chia

chia

Agora que você já sabe tudo o que pode encontrar na sementinha, chegou a hora de saber quais são os benefícios que ela proporciona. Preparada? Vamos lá!

  • Ajuda a controlar a diabetes: devido ao grande teor de fibras, ela ajuda a prevenir e controlar a liberação de glicose na rede sanguínea;
  • Fortalece a imunidade: ajuda a prevenir doenças sazonais típicas como gripes e resfriados devido a seus minerais;
  • Desintoxica o fígado: a chia é rica em antioxidantes, como o ácido cafeico, que auxilia no processo de desintoxicação do organismo e de alguns órgãos;
  • Previne doenças do coração: pesquisas apontam que o consumo diário da semente diminui o colesterol, reduz a ocorrência de arritmias cardíacas e ainda previne a formação de coágulos sanguíneos. É um ótimo aliado ao seu coração e circulação.
  • Fonte de cálcio: fundamental para pessoas com intolerância ou alergia à lactose;
  • Ajuda a emagrecer: quando aliada a bons hábitos alimentares e prática de atividade física leve ou moderada ao menos três vezes por semana, a chia mostra resultados significantes no processo de perder peso.

A chia emagrece e reduz gordura?

A pergunta que não quer calar: é tudo isso ou não é?

É e não é.

Como você pode notar, a chia é um alimento poderoso e traz diversas vantagens que nos remete à sua ingestão. Se ela emagrecer? Sozinha não.

Na verdade, nenhum alimento tem o poder de emagrecer e reduzir gordura magicamente, e a chia não é diferente.

O que as pe4613921716_01575cd81e_qssoas apontam é que a chia facilita sim, e muito!, o processo de emagrecimento e redução de gordura devido às suas propriedades anti-inflamatórias e alto índice de fibras. Alimentos ricos em fibras quando caem no estômago formam uma espécie de gel, que demora mais tempo para ser digerido. Tem-se aí duas vantagens: controle de apetite e aceleração do metabolismo, fundamentais para ajudar a perder peso.

Com o metabolismo um pouco mais acelerado e sem comer compulsivamente ou descontroladamente, o seu corpo começa a reduzir gorduras (que são uma espécie de depósito de energia). Como consequência você emagrece, reduz gordura e se sente mais animada e disposta.

A dica da vez é: se você quer mesmo emagrecer e reduzir gordura, ajudar na manutenção do seu corpo e ter mais qualidade de vida, além de se alimentar bem, beber muita água e praticar ao menos um exercício físico, crie o hábito de ingerir uma colher de sopa (25g) de chia por dia. Você pode ingerir diluído na água, vinte minutos antes das refeições ou junto com os alimentos. Você decide!

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Domenica Mendes é redatora freelancer há mais de um ano e escreve para diversos sites e blogs. Possui formação em nível superior em História e em nível técnico em Segurança do Trabalho. Atua em diversos projetos e pretende trazer novidades e informações de qualidade às leitoras do Mais Dicas de Mulher.

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