Mulher Meditando na Praia

Meditação nos dias atuais

Há algum tempo a meditação vem ocupando os noticiários, as pesquisas e as revistas retratando de forma positiva a maneira como consegue equilibrar a nossa mente e trazer paz ao nosso corpo.

E ter paz e menos estresse é o que todas nós queremos. Com tantas tarefas, divididas entre a família e o trabalho, alguns minutos de sossego parecem impossíveis para um dia tão corrido. Mas por onde começar? Respire fundo e leia com muita calma essa matéria. Nós vamos te ajudar!

O que é a meditação?

A meditação é uma técnica antiga, com origem nas tradições orientais, principalmente relacionada às filosofias do yoga e do budismo. Esta prática teve origem nas filosofias espirituais do Oriente, mas especialmente a partir da década de 60 o movimento de trazê-la para o Ocidente ganhou força. Hoje, a meditação vem sendo praticada por pessoas de todas as idades, sexos e religiões. Ela consiste em sentar alguns minutos, se aquietar, e respirar fundo sem pensar em nada. O ato de meditar proporciona ao corpo e a mente um estado de equilíbrio e consequentemente um maior bem-estar mental, emocional e físico.

Não existe um tempo determinado para meditar. O ideal é começar com 5 minutos e ir aumentando gradativamente. Essa prática não é tão simples, já que estamos o tempo todo conectados e cheio de atividades, mas acredite ela ajuda e muito, já que está se tornando referência para muitas pessoas buscarem um equilíbrio e sensação de paz.

meditando

Benefícios da meditação

São inúmeros os benefícios para o corpo e a mente. Vamos destacar alguns:

● Diminuição do estresse e ansiedade;

● Sensação de bem-estar;

● Melhora da autoestima;

● Fortalecimento do sistema imunológico e nervoso;

● Melhora a sua concentração;

● Você começa a aproveitar melhor cada momento;

● Diminuição da insônia e depressão;

● A busca pelo autoconhecimento;

Como a meditação pode ajudar a mulher?

As mulheres estão cada vez mais estressadas e isso interfere diretamente em qualquer relacionamento. Devido a tantos compromissos e responsabilidades, a mulher acaba, inúmeras vezes, colocando a culpa no outro, ao invés de procurar formas de se autoconhecer e buscar seu equilíbrio mental e corporal.

Perceba como são mais felizes as pessoas mais calmas, controladas e que conseguem lidar bem com as diversas situações diárias. Dessa forma, a meditação pode ser uma atividade aliada.

Lembre-se, meditar é entregar o corpo para alma. É esquecer o dia de hoje, não se lembrar do ontem e não pensar no amanhã.

Como iniciar?

Em meio à correria, com pouco tempo, trabalho, filhos, marido… como encontrar um tempinho para meditar? Acredite, não é impossível! Você precisa primeiro organizar a sua rotina e estabelecer metas. Sim, é difícil. Mas se você quer meditar precisa ter foco e disciplina.

Algumas dicas para você começar:

● Defina um horário: não existe hora certa para meditar. Escolha o melhor horário, aquele que você não precisará se preocupar com nada;

● Escolha um ambiente tranquilo: pode ser o quarto, a sala… onde você esteja sozinha e ninguém irá lhe atrapalhar;

● Sente-se de forma confortável: Muitos têm na meditação a imagem de uma pessoa sentada com as pernas cruzadas e as costas bem eretas. Na verdade, muitos até meditam nesta posição, mas você não precisa necessariamente meditar dessa maneira. Pode começar sentando-se confortavelmente no sofá. Apenas experimente escutar o silêncio e não pensar em nada. Se quiser pode colocar o som de uma meditação guiada ou de músicas próprias para meditação;

● Respire profundamente: Sabemos que é bem difícil não pensar em nada. Por isso, uma boa técnica é se concentrar na respiração;

● Conclua com calma: Assim que terminar, abra lentamente os olhos, mova-se lentamente e se espreguice.

Leram? Não existem mistérios nessa técnica tão milenar e cheia de benefícios. Experimente!

The following two tabs change content below.

Angélica Weise

Angélica Weise é jornalista e escritora. Mora em Santa Cruz do Sul (RS), onde mantém as suas práticas sustentáveis. Escreve para sites sobre moda, sustentabilidade e vida saudável, e faz trabalho freelancer para a Revista Vida Simples (Abril). Pretende seguir com a pesquisa, ingressando no mestrado. Gosta muito de andar de bicicleta e conhecer brechós.

3 comments

  1. Angélica Weise

    Que legal Luciana, tente mesmo a meditação ela será uma caminhada para você se autoconhecer. Boa sorte!

Comenta aí, querida

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>