contas em dia

Finanças: Como administrar o dinheiro para o futuro?

Falar sobre dinheiro, algumas vezes, se torna um assunto desagradável e desconfortável para muitas pessoas. Mas nós sabemos que o dinheiro é necessário em nossa vida e que precisamos de um bom planejamento para darmos conta das nossas atividades diárias.

A relação com o dinheiro, para a maioria das pessoas, acaba sendo de amor e ódio. Mas acredite, além dele nos proporcionar as condições mínimas para a sobrevivência também nos proporciona a realização de muitos sonhos como, por exemplo, viagens para lugares incríveis e a compra de uma casa própria ou de um carro bacana.

Dinheiro é importante sim

Vamos lá… O que você está fazendo para guardar dinheiro para o seu futuro?

Se o dinheiro, ou principalmente a falta dele, te aflige é hora de você conversar e pensar sobre o assunto. Quantas pessoas já perderam muitas noites de sono em função de contas a serem pagas? Pesquisas já revelaram que dívidas podem causar estresse e depressão.

Por isso, torna-se fundamental buscar o equilíbrio quando o assunto for dinheiro. No livro “O segredo da mente milionária”, o escritor e empresário T. Harv Eker aborda diversas maneiras que as pessoas lidam com o dinheiro e, principalmente, as crenças sobre ele. O autor defende que o dinheiro precisa ser seu amigo e você precisa gostar dele. Ter uma relação saudável com suas finanças é essencial para garantir seu sucesso financeiro. Este livro é uma excelente dica de leitura.

Os benefícios de uma poupança

Como é importante ter a relação amigável com o dinheiro, nós indicamos que todos façam um planejamento financeiro. Saber o quanto ganha, o que deve ser pago todos os meses (as contas fixas) e os extras, facilitará a organização financeira e evitará que gaste mais do que possui.

Existem alguns sites que dão as diretrizes de como organizar seu planejamento financeiro. Uma boa dica é o site: Curso Planejamento Financeiro. Você também pode procurar universidades, nas quais possuem cursos de ciências econômicas e pedir ajuda a professores que lecionem sobre esse assunto. Pedir ajuda para um amigo/familiar que você acredite e que saiba lidar positivamente com o dinheiro também é um bom início.

Não tenha vergonha de pedir ajuda. Reconhecer que não sabe administrar as finanças não é problema. O que é problema é  se endividar cada vez mais. Conforme dito anteriormente, no momento que você tiver uma conta bancária saudável os benefícios não serão apenas momentâneos, como comprar aquela peça de roupa que você não podia e comprou, e sim prolongados por muito tempo. Veja alguns:

sem dinheiro

● Sua saúde agradece: Estresse e depressão são doenças que muitas vezes decorrem pela falta de planejamento financeiro e dívidas acumuladas. Com as contas em dia e um dinheiro guardado para o futuro, sua saúde não será tão afetada assim;

Aumento de oportunidades: Com o dinheiro guardado você pode escolher melhor onde investir. O investimento pode ser desde um curso, um plano de saúde completo, até aquela viagem dos sonhos e a aquisição de um imóvel bacana.

Aumento da autoestima: pessoas equilibradas financeiramente são mais felizes. O relacionamento de muitos casais melhora e dura mais tempo quando os dois tem um planejamento financeiro;

Dicas para guardar dinheiro para o futuro

Antes de fazer uma conta poupança, você precisa estar com as contas em dia. Então, o primeiro passo é quitar todas as contas. Você sentirá uma sensação de alívio ao saber que as suas finanças estão controladas.

o futuro e o dinheiro

Mas logo de início use a velha fórmula: anotar num papel/planilha todos os seus gastos. Sim, isso faz uma enorme diferença. No momento que você visualizar seus gastos, você terá ideia de onde foi grande parte do seu salário. E acredite: boa parte dele foi para gastos inúteis, coisas que não precisavam ser compradas. Vamos as dicas:

1 – Guarde 10% do seu salário:

Faça uma previdência privada ou conta poupança e comece a guardar parte do seu salário. Se ainda mora com os pais, guarde mais ainda. O interessante é você ter consciência que esse dinheiro não pode ser mexido, pois será uma garantia para o seu futuro. Tire da cabeça a ideia de viver apenas com a aposentadoria, todos nós sabemos que viver com o salário de aposentadoria não é fácil.

2 – Invista em imóveis:

É interessante investir em imóveis para você alugar depois e obter uma renda extra. Mesmo que você pague as prestações durante alguns anos, você pode logo depois alugar o imóvel. É uma boa forma de garantir um futuro mais tranquilo para você e sua família.

3 – Pague suas contas à vista:

Essa já é uma regra para ser praticada diariamente. Deixe de lado ou cancele o cartão de crédito. Lhe parece impossível isso? Acredite é possível e te fará muito bem não tê-lo. O cartão de crédito é uma ilusão do dinheiro e muitas vezes nos faz perder o controle dos gastos. Ter o hábito de comprar à vista lhe fará pensar sobre o que realmente precisa comprar e lhe dará noção real do dinheiro que possui.

Mude já os seus hábitos! Não pense que estar com dívidas faz parte da vida, porque não faz. Pense no seu futuro e não apenas no momento. Leia livros sobre educação financeira, eles podem te ajudar ainda mais. E saiba que ter um futuro tranquilo e com renda extra não é algo mágico ou que apenas os ricos podem desfrutar. Se você se organizar, você também pode.

The following two tabs change content below.

Angélica Weise

Angélica Weise é jornalista e escritora. Mora em Santa Cruz do Sul (RS), onde mantém as suas práticas sustentáveis. Escreve para sites sobre moda, sustentabilidade e vida saudável, e faz trabalho freelancer para a Revista Vida Simples (Abril). Pretende seguir com a pesquisa, ingressando no mestrado. Gosta muito de andar de bicicleta e conhecer brechós.

Comenta aí, querida

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>