Dicas para Boa Forma - Plano Corrida

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida

A corrida é um dos esportes mais praticados no mundo, e um dos fatores principais que o levam a ele é a liberdade de escolha do horário e do lugar a praticá-lo. Neste artigo daremos algumas dicas para quem está se preparando para correr, e outras para quem é iniciante, intermediário ou avançado no esporte.

 

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida – Preparação

Dicas para Boa Forma - Plano Corrida - Preparação

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida – Preparação

Antes de sair por aí correndo para manter a boa forma, a primeira coisa a se é fazer é uma avaliação médica e verificar como está sua saúde. Se estiver tudo certo, procure sempre dar uma alongada nos músculos antes e após o treino, pois isso evitará que você se lesione. É bom identificar o seu tipo de pisada e assim, usar um tênis adequado. Os tipos de pisada são: pronada, normal e supinada. Utilize roupas leves e de preferência as peças com tecnologia dry-fit que permitem uma evaporação rápida do suor. E, por fim, atente-se à postura.

 

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida – Iniciantes

Dicas para Boa Forma - Plano Corrida - Iniciantes

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida – Iniciantes

Quem está iniciando na prática da corrida, é preferível que faça treinos três vezes por semana e comece com calma. É bom que eles sejam intervalados. Cada treino tem de ser montado conforme o preparo e o porte físico. Nesta fase, preocupe-se mais com o tempo que você está treinando e deixe de lado a intensidade. Entretanto, você tem de ser assíduo nos dias de praticá-lo para não perder o ritmo.

 

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida – Intermediários

Dicas para Boa Forma - Plano Corrida - Intermediários

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida – Intermediários

Aos intermediários que já estão um pouco acostumados procurem ir aumentando o seu ritmo de forma gradual de forma que este volume seja de aproximadamente 10% a cada semana. É bom que treine ao menos uma vez por semana em grupo, pois isto estimula a prática e é nesta hora que se percebe quando alguém não está no ritmo correto. Quando se alcança este nível o praticante já consegue conversar com outra pessoa normalmente sem que isso afete sua respiração. Faça o teste!

 

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida – Avançados

Dicas para Boa Forma - Plano Corrida - Avançados

Dicas para Boa Forma – Plano Corrida – Avançados

Os corredores em nível avançado, ou melhor dizendo, os amadores, já podem aumentar a quantidade de treinos semanais para quatro. Neste caso, acostume-se com subidas e descidas, pois trabalham o aumento da força. É fundamental que sejam feitos alongamentos antes e após o treino, e que haja um trabalho maior de fortalecimento muscular, como, por exemplo, a musculação. Vale lembrar que, cuidar da alimentação ajuda a manter o treino eficaz e a corrida é um esporte bastante prático que proporciona diversos benefícios a saúde e fortalece o coração.

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