madrinha-de-casamento-o-que-usar

Dicas para Madrinha de casamento: O que usar?

Dicas para Madrinha de casamento: o que usar?

Esse mês serei madrinha de casamento da minha irmã. E, é claro, tudo deve estar perfeito! Mas, quando o assunto é vestido de madrinha de casamento, muitas são as dúvidas: devo, necessariamente, usar vestido longo? Qual cor me favorece? Devo usar sandália ou sapato fechado? Salto? Qual a maquiagem? E o cabelo?

Madrinha de casamento – Qual o comprimento do vestido?

No caso do comprimento do vestido, se a festa for à noite, o tradicional é que a madrinha de casamento vista longos, e os brilhos estão liberados, assim como echarpes (pessoalmente, não gosto de echarpes, mas elas são úteis durante a cerimônia na igreja no caso de seu vestido ser mais decotado ou um tomara-que-caia). Caso a festa seja durante o dia, você pode optar por um vestido longuete com pouco ou nenhum brilho, sem deixar de lado os tecidos finos e modelos de festa.

madrinha-de-casamento-vestido-longo

Foto: Reprodução – Exemplos de vestidos longos para a noite – Madrinha de Casamento

madrinha-de-casamento-vestidos-para-casamento-dia

Foto: Reprodução – Exemplos de vestidos longuetes para o dia – Madrinha de Casamento

A cor é um quesito bem polêmico. Eu sou da opinião de que qualquer pessoa (não importando a cor da pele, do cabelo e o tipo físico) pode usar qualquer cor, basta escolher um tom que tenha mais afinidade com a sua pele e, claro, com o seu estilo. Por exemplo, eu sou bem branquela (do tipo “branca que não pega sol”), e a cor que eu escolhi para o meu vestido foi o amarelo (outra cor muito polêmica). No caso, não foi um amarelo muito clarinho, mas um amarelo vivo, que não “me apagou”, por assim dizer.

vestidos-amarelo-casamento

Foto: Reprodução – Celebridades de pele clara usando vestidos de festa amarelos – Madrinha de Casamento

nupita-vestido-marrom

Foto: Reprodução – A atriz Nupita Nyong’o com vestidos em diferentes tons de marrom, cor que muitas mulheres de pele negra recusam a usar

O preto é outra cor bastante problemática, pois muitas noivas não gostam que suas madrinhas usem. Caso você queira muito essa cor, pode perguntar à noiva se ela concorda e a deixe bem à vontade para responder.

Madrinha de Casamento – Sapatos e Sandálias

O sapato pode ser fechado ou sandália, desde que sirva para usar numa festa. Ou seja, nada daqueles feitos com materiais como tecidos grossos, ou com saltos que imitem madeira, cordas, barbantes. Mesmo que seja um casamento durante o dia, um sapato mais simples, com pouco ou nenhum brilho, mas que sustente um visual glamouroso será fundamental. O salto é também opcional, embora seja muito mais interessante mantê-lo, principalmente à noite.

madrinha-de-casamento-Sapatos-Sandálias-para-usar-a-noite

Foto: Reprodução – Sapatos com bastante brilho, pedrarias e revestidos de cetim são perfeitos para a noite

 

madrinha-de-casamento-sapatos-usar-de-dia

Foto: Reprodução – Sapatos com pouco brilho e design glamouroso são boas pedidas para casamentos durante o dia

Madrinha de Casamento - Maquiagem

A maquiagem irá depender muito da cor do seu vestido e do fato do casamento ser de dia ou de noite. Uma festa à noite pede uma maquiagem um pouco mais carregada e com bastante brilho, ao seu gosto. Maquiagens mais leves, com fundo marrom no lugar do preto, são as mais indicadas para casamentos durante o dia. Atenção na hora de combinar a cor da sombra com a cor do vestido! Nem sempre podemos usar a mesma cor do vestido na sombra. O vestido amarelo é um bom exemplo: usá-lo com sombra amarela seria terrível! Com uma sombra dourada, no entanto, já é permitido.

madrinha-de-casamento-maquiagem-azul-dianna-agron

Foto: Reprodução – A atriz e cantora Dianna Agron com maquiagem azul combinando com o vestido para um look noite – Madrinha de Casamento

madrinha-de-casamento-maquiagem-dianna-agron-dia

Foto: Reprodução – A mesma atriz também vestindo azul com uma maquiagem mais leve, ótima para o dia – Madrinha de Casamento

Madrinha de Casamento – Penteados

Para o cabelo, minha sugestão é apostar num penteado que te agrade e que permita que você aproveite bastante a festa. Ou seja, não adianta nada fazer um penteado mega elaborado se você ficará desconfortável sem conseguir mexer a cabeça direito. Uma dica preciosa: maneire no spray fixador! Mesmo ele sendo um ótimo curinga para manter seu cabelo no lugar, um penteado com muito spray fica over e com pouco movimento. A moda pede que o cabelo pareça natural, mesmo estando com produtos como spray, mousse, pomada, pó e outros.

 madrinha-de-casamento-penteados-celebridades

Foto: Reprodução – Penteados da atriz Diane Kruger e das cantoras Rihanna e Alicia Keys

O assunto dá muito “pano pra manga”, pois se destacar A Madrinha de Casamento não é fácil, mas eu espero ter solucionado algumas dúvidas mais básicas. No final das contas, o importante para estar fabulosa será aliar essas dicas com um visual que faça você se sentir bem consigo mesma.
Até a próxima!

The following two tabs change content below.

Mayra Vaz Carneiro

Historiadora, estilista e fotógrafa, Mayra Vaz é consultora de estilo formada pelo Senai-Cetiqt e idealizadora da marca Algodão Com Poá. É ainda estilista freelancer, desenvolvendo coleções, e já atuou como figurinista em 5 curtas-metragens. Em seu trabalho, busca compreender como a forma de se vestir se relaciona com os sentimentos e com a maneira de se portar no mundo, e vê na moda um meio que possibilita a cada indivíduo fazer de si mesmo uma arte.

Comenta aí, querida

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>