mulher na praia

Cuidados com os cabelos no verão

Com o calor, tudo o que queremos é aproveitar cada momento livre na praia ou na piscina, não é mesmo? Mas, além dos cuidados com a pele, os cabelos também necessitam de atenção especial. O sal da água do mar, o cloro da piscina, o sol e o vento são agentes que atuam nos fios tornando-os enfraquecidos e quebradiços. Como evitar que os cabelos sofram durante o verão e permaneçam fortes e macios?

feliz na praia

Durante muito tempo, minha saída foi não mergulhar na água do mar ou da piscina. Vivia de cabelos presos num coque e não entrava com a cabeça na água nem por um decreto. Meus cabelos sempre sofreram muito com o verão pois, além de serem bem porosos (e por isso acabarem absorvendo o cloro e o sal), são tingidos. Contudo, nesse verão, eu não resisti: o calor está tão forte que acabei entrando de corpo e alma no mar e a sensação foi maravilhosa. Mas… e depois? O que fazer com meus cabelos? Seguem algumas dicas de cuidados com os cabelos no verão que deram certo comigo:

 

- Enxaguar com água doce ou água de coco:

água de coco

Toda vez que der um mergulho, enxague imediatamente os cabelos com água doce para tirar o sal ou o cloro, e evitar que o cabelo os absorva. Uma ideia interessante é também enxaguar com água de coco que, além de tirar os resíduos de cloro e sal, acaba hidratando os fios.

 

- Prender os cabelos e usar bonés, chapéus e bandanas:

penteado praia

turbante praia

Manter os cabelos presos num coque ou tranças quando for mergulhar evita que o sal ou o cloro penetre em todos os fios, protegendo a maior parte deles. Só tome cuidado para não apertar muito os fios e acabar gerando o efeito contrário, quebrando o cabelo. Mesmo assim, não deixe de enxaguá-los com água doce após o mergulho. Usar bonés, chapéus ou bandanas durante a exposição ao sol protege os fios da agressão solar. Uma alternativa é fazer um turbante com um lenço. Fica chique e super estiloso.

 

- Usar um Leave In ou creme para pentear com protetor solar:

yenzah

Após o enxague para tirar o sal ou o cloro, aplique um Leave In com protetor solar em toda a extensão dos fios, com a ajuda de um pente de dentes largos para desembaraçar. Esses produtos, além de hidratarem os fios, garantem a proteção contra a ação do sol, e evitam o ressecamento e desbotamento da cor. Existe uma variedade desses produtos no mercado, com preços para todos os bolsos. Eu uso o Yenzah OM Ouro Leave In Blindagem Capilar. Tem um preço bem em conta, possui óleo de argan na sua composição, controla o frizz e confere proteção solar e térmica. Outras sugestões são: Brume Soleil Sun Mist, da L’Occitane, leave in em spray com protetor solar; o creme para pentear Vitamins Cor Sublime, da OX, para cabelos tingidos e volumosos; e o leave in Natura Plant Verão, da Natura, que blinda os cabelos contra o efeitos do sal e do cloro.

 

- Fazer máscaras hidratantes em casa

mascara abacate

Hidrate os cabelos pelo menos uma vez por semana, com máscaras prontas ou caseiras. Uma máscara simples de fazer e que garante uma hidratação profunda é mascara de abacate: amasse 1 ou meio abacate (dependendo da extensão e do volume dos seus cabelos), junte uma a duas colheres de sopa de Bepantol líquido e duas a três gotas de vitamina A. Lave os cabelos apenas com xampu e aplique a máscara nos cabelos úmidos, evitando a raiz. Deixe agir por 30 minutos ou mais, com o auxílio de uma touca térmica, e em seguida enxágue até sair todos os resíduos. É muito importante que não fique nenhum resíduo nos cabelos.

 

- Ampolas de tratamento:

ampolatresemme reconstrucao
ampolatresemme splitampola elseve

Para os dias corridos, quando você sente que seu cabelo está precisando de um cuidado a mais, mas você não tem tempo de fazer uma hidratação com máscaras, você pode recorrer às ampolas de tratamento. Após lavar os cabelos com xampu, aplique todo o conteúdo da ampola na extensão dos fios, evitando a raiz. Deixe agir por 60 segundos e enxague, retirando qualquer resíduo do produto. Essas ampolas são bem eficazes, e você verá o resultado já na primeira aplicação. As que eu uso são: Reconstrução e Força, da TréSemmé, com efeito queratinizador; Split Remedy, também da TréSemmé, reconstrutor de pontas duplas; e Óleo Extraordinário, da Elséve de L’Oréal, que promove nutrição instantânea.

pinup praia

Espero que vocês tenham gostado das dicas e que possam curtir a praia e a piscina com cabelos de sereia! ;)

The following two tabs change content below.

Mayra Vaz Carneiro

Historiadora, estilista e fotógrafa, Mayra Vaz é consultora de estilo formada pelo Senai-Cetiqt e idealizadora da marca Algodão Com Poá. É ainda estilista freelancer, desenvolvendo coleções, e já atuou como figurinista em 5 curtas-metragens. Em seu trabalho, busca compreender como a forma de se vestir se relaciona com os sentimentos e com a maneira de se portar no mundo, e vê na moda um meio que possibilita a cada indivíduo fazer de si mesmo uma arte.

Comenta aí, querida

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>