Corpo a Corpo - Corpo Feminino aos 40 Anos

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos

As mulheres sofrem uma mudança no corpo com a chegada da menopausa devido à redução dos níveis de estrogênio, acarretando mudanças no corpo nessa fase da vida. Neste artigo, abordaremos alguns aspectos que afetam o corpo feminino aos 40 anos e daremos algumas dicas. São elas: a mudança de hormônios; a alimentação; o consumo de cálcio; e, por fim, a atividade física regular.

 

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos – Hormônios

Corpo a Corpo - Corpo Feminino aos 40 Anos - Hormônios

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos – Hormônios

Nesta nova etapa da vida a mulher inicia uma fase chamada climatério. É uma fase conturbada na qual ela sofre inúmeras mudanças e as principais características são as físicas e as emocionais. Todavia, tudo isto decorre do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários. Em alguns casos as mulheres têm a sensação de inchaço no corpo e nas mamas, fortes dores de cabeça e alterações no humor. Esta fase se encerra após dois ou três anos após a última menstruação.

 

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos – Alimentação

Corpo a Corpo - Corpo Feminino aos 40 Anos - Alimentação

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos – Alimentação

Aos 40 anos, devido algumas mudanças hormonais sofridas pela maioria das mulheres, é importante que dê uma diferenciada na alimentação, incluindo aqueles alimentos que ajudam a manter a saúde em dia. Os principais que não podem faltar nesta nova fase e ajudam a combater doenças comuns são: aveia, cereja, amêndoa, peixe, soja, tomate, leite integral e frango.

 

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos – Consumo de Cálcio

Corpo a Corpo - Corpo Feminino aos 40 Anos - Consumo de Cálcio

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos – Consumo de Cálcio

É recomendável consumir alimentos com cálcio na meia idade, uma vez que ao se chegar nela percebem-se inúmeras mudanças no organismo. Estas alterações atingem o sistema metabólico e digestivo e uma das conseqüências é a redução do cálcio no corpo. Desta forma, para recuperá-lo e ficar com a saúde em dia, é preciso o consumo de alimentos que contenha ele, sendo: castanha, leite, queijo, ameixas, abacate, espinafre, feijão, quiabo, brócolis, sardinha, gergelim, laranja, salsa, soja e rúcula.

 

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos – Atividades Físicas Regularmente

Corpo a Corpo - Corpo Feminino aos 40 Anos - Atividades Físicas Regularmente

Corpo a Corpo – Corpo Feminino aos 40 Anos – Atividades Físicas Regularmente

Com a chegada da meia idade, é muito importante manter a prática de atividades físicas regulares para o fortalecimento dos músculos, melhora das articulações e mais flexibilidade. Sendo assim, os mais recomendados por especialistas são exercícios aeróbicos juntamente com anaeróbicos intervalados. Indica-se, portanto, alguns exercícios físicos como: musculação, caminhada, pilates, dança, natação, hidroginástica e ioga. A prática de exercícios nesta fase da vida também fortalece o coração e previne muitas doenças como, por exemplo, diabete e colesterol.

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