coletor-menstrual-mulher-livre

Cansada de absorvente? Conheça o Coletor Menstrual!

Novidade pra você? Coletor Menstrual é utilizado e aprovado há anos na Europa.

Ficar menstruada faz parte do universo feminino. Já estamos acostumadas com esse ciclo que se repete todo mês. Porém, há sempre novidades envolvendo o mundo da mulher. E, em relação à menstruação não podia ser diferente. Você já ouviu falar ou conhece o coletor menstrual?

Uma das maiores preocupações da grande parte das mulheres é o excesso de absorventes que utilizamos e que são descartados anualmente. E não só isso, utilizamos absorventes todos os meses e na maioria das vezes nem reparamos na cor do sangue, e no fluxo menstrual.

É a partir daí que surgem inúmeras doenças. E mais, fora aquelas mulheres que tem alergias a muitos absorventes, e que nos períodos menstruais acabam ficando assadas. E aí que entra o coletor menstrual.

O que é o coletor menstrual?

coletor menstrual

Foto: WikiHow

Preocupada com essas questões e outras mais, é que algumas empresas desenvolveram o coletor menstrual, que é um recipiente, tipo um potinho, reutilizável feito geralmente de silicone que é colocado na vagina para substituir o absorvente.

O coletor menstrual representa também um contato maior com a menstruação, afinal ela faz parte desse universo. Se pra você é novidade, saiba que o coletor menstrual já é utilizado há muitos anos na Europa, e aos poucos vem ganhando adeptos aqui no Brasil.

A maioria é de silicone medicinal hipoalérgico e antibacteriano, e de fácil ajuste no corpo. O que o coletor menstrual faz é coletar o sangue, sem deixar vazar.

Tamanhos e durabilidade do coletor menstrual

O interessante do coletor menstrual é que ele possui diversos tamanhos. Dependendo de cada ciclo é possível utilizar 4 a 8 horas, podendo ficar até 12 horas. Depois, é só despejar o sangue fora, lavar e limpar. Quando for usar novamente esterilizar e pronto.

E você ficou curiosa pra saber por quanto tempo pode ser utilizado? Acredite, o coletor menstrual pode ser usado de 4 a 10 anos. Por muito tempo mesmo.

Quanto custa o coletor menstrual?

Há diversas marcas que comercializam o coletor menstrual e o preço pode variar de marca para marca, podendo custar de R$ 70,00 a 100,00.

Algumas marcas que trabalham com o coletor menstrual são: Meluna, Diva Cup, Lunette, Mooncup. Você pode até no início achar meio caro, mas se fizer os cálculos verá que vale muito a pena.

Por exemplo, esse valor é usado apenas em um ano com o custo de absorventes, fora aquele cheiro desagradável de absorvente no banheiro. Não concordam?

Como colocar o coletor menstrual?

coletor-menstrual

Como colocar o coletor menstrual – Foto: WikiHow

Não existe mistério para colocar o coletor menstrual. Assim que você comprar, primeiro lave bem com água quente. Depois, dobre ao meio e introduza na vagina. Sugiro que faça sentada na privada, e segurando-o na base.

Quando estiver dentro, gire-o e ele se “abrirá”, a pressão. Você vai ouvir um pequeno som. Ressaltamos que fique bem calma. Esse é um processo tranquilo e não vai doer. Depois é só se acostumar. Quem começou a usar, nunca mais usou absorvente.

Outra dúvida muito comum é em relação ao vazamento. Atenção: O coletor menstrual não deixa vazar! Só irá vazar se não for colocado corretamente.

Para limpar, você pode lavar até no chuveiro enquanto toma banho. Se sair, ou for a um banheiro público, leve lenços umedecidos e uma garrafinha de água para lavar o coletor menstrual.

Benefícios do coletor menstrual

● É ecologicamente correto. Usando você estará ajudando a diminuir os impactos na natureza;

● Quem utiliza o coletor menstrual, destaca o conforto como uma das melhores benefícios;

● Possibilita a livre movimentação, como prática de exercícios, sem aquela sensação chata do absorvente;

● Menos propenso para o desenvolvimento de alergias;

● Não tem cheiro desagradável. Muitas mulheres pensam que é o sangue que cheira mal. Mas não, é aquela sensação de abafamento do absorvente que deixa o cheiro desagradável;

● Com o coletor menstrual você estará se redescobrindo, ou melhor, descobrindo o seu corpo;

Antes de adquirir o coletor menstrual, converse com a sua ginecologista, explique a situação. Pode ter certeza de que ela vai indicar. Boa sorte!

Abaixo, confira o vídeo que mostra como colocar o Coletor Menstrual:

The following two tabs change content below.

Angélica Weise

Angélica Weise é jornalista e escritora. Mora em Santa Cruz do Sul (RS), onde mantém as suas práticas sustentáveis. Escreve para sites sobre moda, sustentabilidade e vida saudável, e faz trabalho freelancer para a Revista Vida Simples (Abril). Pretende seguir com a pesquisa, ingressando no mestrado. Gosta muito de andar de bicicleta e conhecer brechós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *