anticoncepcional-pilula

Anticoncepcional Engorda? Saiba o que é Mito e Verdade sobre a pilula

Anticoncepcional Engorda? Mitos e Verdades sobre a pilula

A pílula anticoncepcional engorda? Essa é a primeira dúvida de muitas que surgem, confira a lista logo abaixo… A pílula é uma velha amiga das mulheres. Surgida na década de 60, ela revolucionou uma geração de mulheres que podiam começar a se cuidar e decidir quando era a hora certa para ter um filho.

Porém, até hoje ela causa controvérsias e burburinhos em qualquer roda de conversa. Muitas, ainda acreditam que o anticoncepcional engorda ou que tira a libido sexual. Outras, já são fãs da pílula por acreditarem que ela deixa a pele mais bonita e que protege a mulher contra o câncer de ovário.

Benefícios e controvérsias a parte, vamos aos mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional.

pílula-anticoncepcional-engorda

Anticoncepcional Engorda? Mitos e verdades sobre a Pílula

O anticoncepcional engorda:

carimbo_mitoMito.  De acordo com a grande maioria dos especialistas, o anticoncepcional não engorda. O que pode acontecer é uma maior retenção de líquido que depende da dosagem da pílula e que leva a um inchaço. Hoje as pílulas tem outra composição e trazem até benefícios para o corpo, podendo em alguns casos a mulher até emagrecer.

 

Alguns remédios podem anular o efeito da pílula:

carimbo-verdadeVerdade. Dependendo do medicamento ingerido pode ocorrer uma alteração metabólica no corpo da mulher. Mas não são todos os remédios. O interessante é atentar para os 50 microgramas de etinil-estradiol ou mestranol presente na pílula, se tiver menos o cuidado deve ser maior. Mas sempre que você tiver que tomar algum medicamento ou fazer tratamento, tire as dúvidas com seu ginecologista, ele vai conseguir te responder com toda a certeza.

 

O anticoncepcional diminui as cólicas menstruais:

carimbo-verdadeVerdade. Isso porque, com o uso contínuo da pílula, ela diminui a produção de uma substância chamada prostaglandinas que é responsável por aquelas dores terríveis durante o período menstrual. E o mesmo acontece com o fluxo sanguíneo quando é muito alto. Assim que começar a tomar pílula, diminui também à produção de prostaciclina, responsável pelo fluxo sanguíneo de cada mulher. Por isso, é muito comum quando meninas novas começam a menstruar e sentem fortes cólicas e também um fluxo sanguíneo grande, os ginecologistas indicarem a tomar pílula anticoncepcional que vai ajudar nessas questões.

 

O anticoncepcional deixa a pele mais bonita:

carimbo-verdadeVerdade. Hoje as pílulas modernas, possuem em sua composição alguns componentes que além de prevenir a mulher de uma gravidez indesejada, ainda ajuda a melhorar a pele, tirando a oleosidade e as acnes.

 

Tomar pílula por muitos anos dificulta a gravidez:

carimbo_mitoMito. Diversas especialistas já afirmaram que tomar por muitos anos a pílula não irá dificultar na hora de querer engravidar. A pílula ainda ajuda na prevenção da endometriose, que sim, pode dificultar uma gravidez.

 

Pílula aumenta a celulite:

carimbo-verdade Verdade. Infelizmente a pílula contém alguns hormônios que concentram a sua gordura na área da bunda e perna e retém o líquido, proporcionando celulite. Isso ocorre porque ela tem em sua composição, hormônios estrogênio e progesterona que agravem a situação da celulite. O recomendável é praticar atividade física e beber muita água.

 

Tira a libido sexual:

Depende. A perda de libido é multifatorial e vai depender muito da mulher. O estresse do dia a dia, filhos, trabalho, cuidar da casa, já é por si, motivos em que a mulher se vê acumulada de tarefas e algumas vezes nem pensa em sexo. Uma pesquisa realizada por alemãs, mostrou que algumas vezes, a pílula pode diminuir os níveis de testosterona, que é o hormônio que ajuda a aumentar o desejo sexual em homens e mulheres. Mas isso depende de mulher para mulher. Qualquer dúvida converse com seu ginecologista.

Lembrando que a pílula tem inúmeros benefícios como auxiliar no tratamento de miomas, aumentar a longevidade, melhorar as doenças do coração, ajudar na depressão, reduzir a queda de cabelo e ainda ajudar na anemia. São resultados de pesquisas comprovadas que chegaram a estas conclusões.

anticoncepcional-engorda-ginecologista

Converse com seu Ginecologista

Mas tudo depende do tipo de pílula e do corpo da mulher. A melhor coisa a fazer é sempre consultar seu ginecologista para tirar as dúvidas, lembrando também que apesar desses benefícios a pílula anticoncepcional não protege a mulher das doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, o uso da camisinha é indispensável.

Abaixo confira um vídeo sobre como o anticoncepcional age em nosso corpo

The following two tabs change content below.

Angélica Weise

Angélica Weise é jornalista e escritora. Mora em Santa Cruz do Sul (RS), onde mantém as suas práticas sustentáveis. Escreve para sites sobre moda, sustentabilidade e vida saudável, e faz trabalho freelancer para a Revista Vida Simples (Abril). Pretende seguir com a pesquisa, ingressando no mestrado. Gosta muito de andar de bicicleta e conhecer brechós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *