alimentacao-saudavel

Alimentação Saudável – Má alimentação desenvolve o câncer!

Alimentação Saudável – Má alimentação desenvolve o câncer!

Você já deve ter ouvido falar a frase de que a cura pode estar nos alimentos. Mas não apenas isso. Recentes pesquisas mostraram que uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer como o de mama. Se empolgou?

O resultado da pesquisa brasileira feito pelo Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) apontou que 60% das pessoas com câncer se alimentavam mal e uma grande parte desses pacientes já chegava para tratamento desnutrido.

De acordo com os médicos, a má alimentação é um dos fatores para o desenvolvimento do câncer. Primeiramente os especialistas alertam que a alimentação pode ser um bom fator para prevenir o câncer quando este está relacionado com a obesidade e a falta de atividades físicas. Isso porque pessoas mais obesas são mais propensas a desenvolver câncer, principalmente o de mama, estômago e intestinos.

alimentacao-saudavel-ma-alimentacao-ajuda-desenvolvimento-cancerAlimentação saudável – viver mais e melhor

Muitas pesquisas já colocavam em questão que uma alimentação saudável pode ser o equilíbrio para viver mais e melhor. Mas e a pergunta: Por que ainda continuamos consumindo alimentos que prejudicam a nossa saúde?

Tudo pode ser explicado pelo fato de adquirirmos o hábito de comer comidas gordurosas e ao fato de elas estarem relacionadas a comidas gostosas e cheirosas.  Mas sair dessa cena de conforto não é tão simples assim. Por isso, parece tão normal aceitarmos o número crescente de pessoas obesas e achar que está bom. Na verdade não está.

Segundo os especialistas, grande parte da população não está cuidando da sua saúde e nem se preocupa com o que pode acontecer no futuro. O primeiro passo é a conscientização de que precisamos de uma alimentação saudável para ter uma saúde melhor.

Várias pesquisas apontam que a alimentação saudável ajuda a prevenir doenças principalmente do coração, desnutrição, doenças degenerativas, obesidade e anemia funcional que posteriormente impactam em outras doenças mais sérias como o câncer. A alimentação saudável ainda ajuda a ter uma disposição para fazer as atividades do dia a dia.

Alimentação saudável – Por que a alimentação está relacionada com o câncer?

Uma boa alimentação é fundamental para termos uma boa saúde e energia para o dia a dia. Nos alimentos mais saudáveis, encontramos nutrientes que são responsáveis pelo bom funcionamento de nosso organismo.

Com a falta de nutrientes e outras vitaminas, aparece o câncer que é uma doença complexa que dependendo do estágio pode atingir diversos órgãos e sistemas e tem sua origem em uma disfunção na unidade básica do organismo que é a célula. Isso ocorre devido agressão de substâncias químicas, radiações, vírus que são produzidos pela própria célula, e são adequadamente inativados.

Vale lembrar que o câncer é a segunda maior causa de morte nos países desenvolvidos. E as causas, a grande maioria é atribuída à má alimentação, incluindo a obesidade.

Resultados de vários estudos mostraram que uma boa alimentação pode impedir o desenvolvimento do câncer. Por isso, quanto maior o consumo de frutas e legumes, menor o risco da pessoa desenvolver a doença.

Alimentação saudável – O que comer?

Quando se fala em uma alimentação saudável, não quer dizer que você nunca mais poderá comer alguns doces e salgados, mas que a prioridade será o consumo de alimentos mais saudáveis.

Algumas dicas como trocar a farinha branca pela integral, aumentar o consumo de grãos e sementes, ir a feiras orgânicas para comprar frutas e legumes, tomar mais sucos naturais, evitar tomar refrigerantes.

Faça exercícios físicos!

E claro, um fator muito importante, a prática de exercícios físicos, fundamental para uma vida ainda mais equilibrada.

The following two tabs change content below.

Angélica Weise

Angélica Weise é jornalista e escritora. Mora em Santa Cruz do Sul (RS), onde mantém as suas práticas sustentáveis. Escreve para sites sobre moda, sustentabilidade e vida saudável, e faz trabalho freelancer para a Revista Vida Simples (Abril). Pretende seguir com a pesquisa, ingressando no mestrado. Gosta muito de andar de bicicleta e conhecer brechós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *